Página Inicial > Notícias > Segurados já podem saber quando farão prova de vida

Segurados já podem saber quando farão prova de vida

7, novembro, 2011 Apst. do inss
Bancos antecipam a O DIA calendário de recadastramento dos aposentados do INSS

POR ALINE SALGADO

Rio – Já começou o processo de prova de vida nos bancos para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente e poupança. O DIA divulga como será o calendário de recadastramento e os detalhes do procedimento em cada uma das maiores instituições financeiras pagadoras.Os segurados serão comunicados do recadastramento com mensagens nos caixas eletrônicos ou no rodapé da tela de saldo e extratos. A prova de vida é obrigatória e quem não se apresentar poderá ter o benefício suspenso.

Conforme O DIA antecipou, o Bradesco saiu na frente e já começou o recadastramento dos 6,7 milhões de segurados que recebem pela instituição. Os aposentados e pensionistas podem se apresentar em qualquer agência da rede, tendo em mãos identidade e cartão de benefício.

O Banco do Brasil prevê iniciar o processo no ano que vem, a partir de janeiro. Os segurados deverão levar identidade, CPF e comprovante de residência em qualquer uma das agências da rede.

Já Santander, HSBC e Caixa Econômica Federal começarão em março o processo de prova de vida. Segundo o Santander, os segurados serão convocados para o recadastramento a partir de janeiro e o primeiro grupo deve passar pelo procedimento no mês de março.

Já o Itaú ainda aguarda orientação sobre como proceder no caso dos procuradores dos beneficiários para dar início ao processo englobando todos os clientes.

Reajuste será decidido nesta semana

Centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados e pensionistas se reúnem hoje com o relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para discutir o aumento real para os segurados do INSS que ganham acima do salário mínimo (R$ 545).

Na reunião, serão debatidas duas propostas de emenda ao orçamento. A do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), pede o mesmo índice de reajuste do salário mínimo (13,61%). Já a segunda proposta, que prevê reajuste de 80% do PIB mais inflação (11,7%), é da coligação multipartidária encabeçada pelos deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), além do senador Paulo Paim (PT-RS).
A previsão é que a emenda do reajuste seja votada pela Câmara na quarta-feira. Presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas, Warley Martins, antecipa que a Cobap não vai abrir mão de aumento acima da inflação.

Calendário

BRADESCO
O Bradesco já iniciou a prova de vida. Os segurados do INSS devem se dirigir a qualquer agência da rede tendo em mãos identidade e cartão do benefício.

BANCO DO BRASIL

A partir de janeiro de 2012 os segurados deverão se apresentar com identidade, CPF e comprovante de residência a qualquer uma das agências da rede.

CAIXA
A convocação dos beneficiários será via mensagem nos rodapé dos extratos e saques realizados. A partir de março o segurado terá de se apresentar a qualquer agência para fazer a prova de vida e terá um mês para realizar o procedimento. Será preciso apresentar o cartão da conta e a identidade.

SANTANDER
A partir de janeiro, quem recebe pelo banco será comunicado do recadastramento através dos canais de relacionamento da instituição. O recadastramento começará em março e será preciso levar apenas um documento de identidade nas agências.

HSBC
O banco iniciará o processo em março, mas a comunicação será realizada via mensagens em Caixas Automáticas, a partir de janeiro. Os correntistas realizarão a prova de vida no mês do aniversário.

ITAÚ
Ainda não há data para que o Itaú inicie o procedimento. O banco aguarda orientação sobre como proceder no caso dos procuradores.

De:http://odia.ig.com.br/portal/economia/html/2011/11/segurados_ja_podem_saber_quando_farao_prova_de_vida_204511.html

Os comentários estão fechados.